Coisas que aprendi plantando 465 árvores em 4 meses

Desde os desafios técnicos que tive que passar e aprender até as lições de vida que plantar me ensinou

Gabriel Lucius

1/23/20254 min read

Coisas que aprendi plantando 465 árvores em 4 meses

Antes de listar fatos e reflexões digo que aprendi muita coisa, principalmente que eu não sei nada. foi uma imersão num mundo novo, onde fiquei expostos a vários conhecimentos e reflexões e só pude arranhar a superfície dessa atividade transformadora, que é plantar. Meu maior desejo depois dessa experiência formadora é que eu dedique o resto da minha vida a cultivar esse hábito, plantar, principalmente acompanhado, e que cada vez mais eu me aprofunde no berço desse Saber Ancestral.

Vou alternar entre fatos, curiosidades e conteúdos, justapostos com reflexões sobre a vida e o ato de plantar. Pois essas foram as duas principais esferas de aprendizado, a razão do ato de plantar, e a paixão. O que foi uma surpresa, pois enquanto aprendia tecnicalidades epistemológicas, me acompanharam saberes sobre a consciência e a vida. Essa foi a primeira reflexão, digamos, que subjetiva: plantar te ensina a viver.

Aprendi que Árvores é um termo amplo que pode ser classificada das mais diferentes formas, e que tem planta que parece árvore mas não é, palmeira é palmeira, samambaia é samambaia, árvore é árvore. As diferenças biológicas entre elas devo ainda me aprofundar. Mas logo fiquei atento que esse é um reino grandioso, majestoso de colossal, a Flora é infinita em diversidade, ao que tange a nossa compreensão humana das coisas.

Das classificações dicotômicas, entre partes opostas e complementares, aprendi algumas classes. Como as Árvores Nativas, que têm a origem da espécie no lugar onde nasceram, e as Árvores Exóticas, que são espécies de origem estrangeiras da onde estão plantadas. E que por sinal muitas delas são Exóticas Invasoras, pois conseguem se proliferar atrapalhando o desenvolvimento da Flora local e ocupando o espaço dela, se tornando assim um problema pro ecossistema nativo.

Lembrando que eu sou um Artista Guardião da Natureza, e não falo de um lugar de especialista, essas são as minhas anotações sinceras de um aprendiz na área, me acompanhe nos estudos e também estude por conta própria, Gente Boa, e se você sabe mais, compartilhe conosco!

Sobre a vida aprendi a valorizar as sombras das quais usufruo, de árvores que a decadas crescem sem minha memória delas pequenas. Outrem as plantou, seja homem, pássaro ou anta, e hoje sento a sua sombra e dou como dado a sua existência. Não mais! Agora que plantei quase quinhentas árvores não consigo mais olhar para nenhuma planta sem pensar: como ela foi parar ali? brotou de coco de passarinho ou foi do vaso ao chão pela ação de uma alma altruísta? foi plantada para dar frutos a serem colhidos e vendidos, ou a serem colhido e comidos embaixo dela mesmo? ou nem colhidos e sim comidos direto do pé por maritacas tucanos e bem-te-vis? Toda árvore causa um impacto positivo imenso ao seu redor! nos da sombra, alimento, morada, água, ar e companhia.

Voltando as classes aprendi sobre as Árvores Pioneiras, e Secundárias e as Clímax. essa classificação desrespeito ao papel delas na colonização de uma área onde a floresta está nascendo. No nosso pasto, por exemplo, plantamos principalmente Árvores Pioneiras. Elas têm o papel de ser a vanguarda da floresta, entram no campo crescendo rápido, gerando sombra, descompactando o solo e o cobrindo de folhas, e abrindo espaço para as secundárias e as clímax crescerem, cada uma em seu momento, na sombra e na paz, para crescerem e tomarem conta da floresta.

Aprendi que floresta não é só árvore, e para plantar floresta é preciso de um processo de enriquecimento de biodiversidade, depois de muita árvore no local adicionamos as palmeiras, samambaias, cipós, bromélias, orquídeas, arbustos, ervas e flores, e tudo mais daquilo que não sei o que é mas sei que existe e que é valioso para a Flora da floresta. É valioso para atrair a Fauna da Floresta, as aves, abelhas e insetos, os anfíbios e os répteis, e os mamíferos, e algum que devo estar esquecendo. Por aqui já apareceu, procurando água, o Ouriço Cacheiro, Saruês e uma Preguiça, Sapos Martelo e Cururu, lagartos Teiús e muitos outros animais. Aves então nem vou listar pois já passaram da centena de espécies diferentes registradas pelo meu irmão atento da janela do quarto.

Sobre Plantar entendi logo no início que não se trata de uma atividade individual. lógico, você pode plantar sozinho, mas o grande poder dessa atividade se multiplica quando feito em boa companhia. Plantar enquanto um ato coletivo é Revolucionário! podendo multiplicar exponencialmente o impacto positivo da área atingida, tanto do meio ambiente quanto do meio social, gerando consciência e engajamento, pressão política e mudanças sistêmicas!

Em uma escala Local, que foi a minha experiência, para plantar 465 árvores tive que envolver várias pessoas. Meu irmão Augusto, conhecido da biologia, me ajudou na operação toda, principalmente nas partes técnicas da escolha das árvores e disposição delas no terreno. Meus pais e outros irmão ajudaram no plantio, sujando a mão de terra e cada um plantando dezenas de árvores! Meu Tio Norberto ajudou muito com o Adubo e com a Roçada do pasto, que precisava de uma limpeza, pois a braquiária tinha dominado todo o espaço. Meu Primo Elton emprestou a máquina de fazer Buracos, o que me ajudou muito, pois cavar quase quinhentos berços não é mole não! o Yan e a Atlas Florestal, um viveiro de mudas nativas de Salesópolis-sp, DOOU a grande maioria das mudas! e você Gente Boa, Acreditou nesse projeto, acessou a lojinha, comprou meus adesivos e ilustrações, e financiou toda a operação! Sou eternamente grato a todos que contribuíram com esse projeto.

Aprendi principalmente que quando eu tenho uma ideia maluca desse tamanho eu não estou sozinho, pelo contrário, estou muito bem acompanhado! Eu aprendi muitas outras coisas, mas elas vão ficar para outro texto. Muito obrigado por ler até aqui! Fico muito feliz de dividir todo esse processo com você! Bora Plantar que agora a meta é de 5050 Árvores até 21 de setembro de 2025!

Gabriel Lucius

Resgate seu AvuaZine aqui!